O Sistema Linfático
A maior parte das pessoas está familiarizada com o sistema cardiovascular que transporta sangue a todas as células, mas poucos entendem que existe um outro sistema circulatório, igualmente vital, de vasos que remove o que as células deitam fora, liquido excessivo, vírus e bactérias nocivas.
O Sistema Linfático recolhe esses líquidos em excesso, e os produtos catabólicos dos espaços intra-celulares, filtra-o e limpa-o e devolve-o ao sistema circulatório sanguíneo, já purificado, como linfa.
Como os ramos de uma árvore, o sistema linfático começa por vasos (em fundo de saco) em que as paredes dos vasos deixam entrar na corrente o excesso de liquido das células e que o sistema circulatório não consegue recolher. Estes vasos vão-se tornando cada vez maiores, tendo no seu interior umas válvulas que impedem o retorno do liquido.
O esforço que produzimos com os nossos músculos na movimentação regular ajudam a que os vasos linfáticos sejam pressionados e pela acção das válvulas sejam empurrados para cima e para o compartimento logo a seguir.
Ao longo do seu percurso, existem uns gânglios linfáticos, que por acção do sangue filtram a linfa que lá passa. O sangue que limpou esta linfa, entretanto no seu percurso vai aos rins descarregar os produtos catabólicos e outros.
Quando o sistema linfático trabalha bem, sentimo-nos fortes, saudáveis e temos uma forte barreira contra invasores. Quando ou por acção de uma cirurgia, ou por acidente, ou até ataque de vírus ou bactérias, podemos ficar inchados, sentirmo-nos cansados, e sermos mais susceptíveis a doenças como a gripe e constipações.
Quando a linfa finalmente está completamente limpa, é retornada ao sistema circulatório pelas veias cavas e o coração quando recolhe o sangue pelas veias inclui esta linfa na sua "aspiração".
Massagem de Drenagem Linfática
Uma forma de trabalho de massagem especifica, pode ajudar o sistema linfático a melhorar o seu funcionamento. Entendendo como funciona o sistema linfático, o seu massagista pode ajudar o seu corpo a ver-se livre de produtos indesejáveis e de inchaços, e a que o seu corpo se sinta mais revigorado.
Embora os vasos linfáticos existam por todo o corpo, a maior parte deles - cerca de 70% - estão debaixo da superfície da pele. Estes vasos frágeis trabalham na recolha de líquidos entre as células quando uma leve pressão lhes é aplicada.
Utilizando um conjunto de técnicas muito suaves, ritmadas, circulares, um massagista pode estimular o sistema linfático para trabalhar melhor, mais eficientemente e ajudar às células a libertarem os seus produtos.
Limpando estes vasos, todo este sistema fica mais funcional, ajudando a sua saúde a ser melhor.
The Benefits of Lymphatic Massage Discover How To Boost Energy and Immunity